Os empréstimos são “uma patetice pegada”

opinião do forum da FCT/UNL

Vou dar a minha opinião pessoal tendo em conta a minha experiência como comprador de um produto financeiro que financia os meus estudos e como membro activo no que diz respeito à Acção Social no Ensino Superior.

Eu contraí um empréstimo bancário para poder estudar no ensino superior (já há mais de 3 anos) em condições semelhantes às anunciadas agora pelo nosso pseudo governo socialista. Acho que a diferença fundamental prende-se com o facto de o Estado ser o avalista do estudante o que é bom para os pais (os mais habituais avalistas ou fiadores; como quiserem chamar-lhes) uma vez que estes não terão que pagar o empréstimo caso os filhos não o façam.
No entanto, caso os estudantes não consigam pagar o empréstimo, irão ter certamente graves problemas com a banca como é habitual em qualquer outro empréstimo.

Ou seja, eu até simpatizo com este Governo mas esta medida é uma patetice pegada. Passo a explicar porquê:
– esta opção do empréstimo já existe há muitos anos
– o spread nem é assim tão baixo
– incentiva comportamentos de “risco” uma vez que os estudantes acabam por gastar mais dinheiro do que se não tivessem aquela opção (falo por mim… se fossem só os meus pais a darem-me a mesada, gastaria o dinheiro de uma forma mais contida mas já que tenho a oportunidade de gastar mais dinheiro acabo por gastá-lo…)
– a bonificação no spread de acordo com a média é injusta porque favorece os alunos nos cursos e universidades menos exigentes
– esta medida irá potenciar a outras medidas ainda piores com vista a desresponsabilizar o Estado do seu dever de financiar o ensino; na Constituição está previsto ensino gratuito para todos mas isso está cada vez mais longe… basta vir um governo de direita e vamos ver como é que isto dos empréstimos vai servir de desculpa para muita coisa…

Enfim… e entristece-me imenso ver que não se fala muito neste assunto e até mesmo as Associações de Estudantes mal falaram nestas medidas propostas pelo Sr. Mariano Gago. Eu vi o Opinião Pública na SIC Notícias esta tarde e o presidente da Associação Académica de Lisboa participou via telefone… eu fiquei profundamente desiludido com o que ele disse… basicamente disse que havia muita coisa mal com estas novas medidas mas não soube explicá-las.

Eu sei que felizmente a maior parte dos alunos têm pais que lhes podem pagar os estudos (alguns com tremendas dificuldades). No entanto, as AE’s deviam ter um papel mais activo para preservar os poucos direitos que ainda nos assistem e reivindicar ainda mais.
Sou por um ensino superior justo. Acho que o sistema actual não está muito mal mas deveria haver muito mais apoio social. Aumentar as bolsas e abranger mais alunos (nomeadamente os que ficam sem bolsa porque estão mesmo no limite da elegibilidade), bem como melhorar os equipamentos sociais das instituições de ensino deveria ser uma prioridade… mas não é… e nem tão cedo será (a não ser que algum partido verdadeiramente de esquerda chegue ao poder ).

Luís Nunes

PS: na nossa universidade, cerca de 10% dos alunos são bolseiros. Prevê-se que este número possa aumentar dado que o número de pobres no nosso país parece estar a aumentar.
PS2: eu não sou comunista! lol :-)

Uma resposta to “Os empréstimos são “uma patetice pegada””

  1. emprestimos bancarios Says:

    Os empréstimos são óptimos e uma mais valia quando bem utilizados!

    Basta lembrar que o dinheiro não é nosso mas sim “emprestado”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: