“Obrigaram-me a devolver 1700 euros de bolsa depois do falecimento do meu pai”

Neste momento não estou abrangido pela acção social pois tenho direito a pensão…

Tenho direito a uma percentagem até aos 25 anos ou até começar a trabalhar sobre a reforma que o meu pai tinha direito…Se não me engano, é 20%, directamente para mim…(ao falecer, percentagens do que tens direito passam para as pessoas da família directa, cônjuge e filhos, no caso das reformas)

….posso contar aquilo que passei com a acção social, foi giro ou não

No 1º ano candidatei-me à bolsa e em Dezembro disseram-me que tinha direito à bolsa mínima… Em Janeiro, o meu pai faleceu e fui dar conta do sucedido no fim desse mês.. Passaram-me a pagar 200€ por mês…como o meu pai estava em processo para a reforma, isso trocou as voltas todas à segurança social, que teve que rever o processo todo outra vez…ou seja, demoram milhões para o fazer e estive a receber os 200€ por mes até ao fim do ano lectivo…

Concorri à bolsa para o novo ano e esta encontrava-se em estudo porque ainda não sabia quanto é que o meu pai tinha de reforma, e consequentemente quanto é que eu e a minha mãe teríamos a receber… em Novembro/Dezembro finalmente saiu o valor da pensão e fui comunicar com o SASUP…

Continuou em estudo até Janeiro…. quando eles me chamaram para dizer que teria de repor todo o dinheiro que tinha recebido!! Ou seja, reembolsá-los em 1700€ duma única vez!… e nunca mais tive direito a bolsa…praticamente eles queriam, na hora, os 1700 euros… mas fui reclamar….

Fui reclamar e, como é normal, apenas serviu para me deixarem, de forma excepcional,  pagar em 7 prestações o dinheiro que me tinham dado… cheguei a ouvir uma das funcionárias dizer-me que demorei demasiado tempo a apresentar os dados do meu pai e por isso esse ano não ía ter direito a bolsa!!

Em jeito de conclusão, eles deram-me dinheiro que sabiam que, duma forma ou doutra, eu teria que reembolsar, seja muito ou pouco, visto que eles reviram a situação desde Janeiro… por exemplo, se tivesse direito a uma bolsa de 50€ teria que compensar os 150€ por mês que recebi!!

Nuno, 23 anos, 5o ano, Faculdade de Engenharia, UP

Deixe uma Resposta

