Apresentação no Porto: “todas as pessoas que viram vão querer mudar esta situação e estão dispostas a lutar por ela”

(fotos de Pedro Ferreira)

Foram cerca de 70 as pessoas que marcaram presença na apresentação pública de Estudantes por Empréstimo, no Porto. Alunos de várias faculdades e associações de estudantes, do Jornal Universitário mas também muitas outras pessoas que vieram ver e participar, desde famílias a professores.

Esta sessão marcou o início do périplo que Estudantes por Empréstimo fará pelo país. No Porto – aonde voltaremos no dia 14 de Dezembro, com apresentações em Belas Artes e na Faculdade de Economia da UP – ficaram muitos comentários e sugestões no final da sessão. Desde a reivindicação da gratuitidade do ensino à alteração dos critérios de acção social escolar, passando pela fiscalização da atribuição de bolsas para não haver fraude, por mecanismos de justiça fiscal, pela necessidade de maior proximidade entre os serviços e os estudantes, pelo acréscimo do orçamento do estado para as instituições de ensino superior e para as bolsas, pela promoção de maior democracia e participação, pelo envolvimento da Reitoria e das associações de estudantes. As propostas de organização também se multiplicaram: acampar à porta da Reitoria, fazer debates sobre o assunto, organizar uma assembleia de bolseiros da Universidade, fazer notícias para o jornal universitário sobre casos concretos… Muitas foram as ideias surgidas no fórum e as sugestões deixadas no final, que podes consultar em breve na secção “O que devia mudar”.

Vários espect-actores deixaram também comentários sobre o projecto: “Uma boa forma de mexer consciências”, “movimenta as pessoas”, “um projecto interessante e essencial, que deve ser expandido o mais possível”. Numa das folhas entregues no final, uma estudante escreveu: “não sei o que esta peça pode fazer sentir às outras pessoas. A mim, fez-me acreditar que se vai conseguir mudar o direito à Educação. Este teatro faz-me acreditar que, pelo menos, todas as pessoas que o viram vão querer mudar esta situação e estão dispostas a lutar por ela”.

Uma resposta to “Apresentação no Porto: “todas as pessoas que viram vão querer mudar esta situação e estão dispostas a lutar por ela””

  1. JoãoMineiro Says:

    Sois grandes pessoas😉
    Estamos juntos.

    Abraços.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: