Sugestões da sessão na ACE – Porto

– Reavaliar critérios de atribuição de bolsas com base na realidade económica e social dos estudantes
– Inventariar as situações domésticas reais resultantes da actual situação
– Financiamento do ensino superior
– Justiça fiscal – bom critério para maior justiça na atribuição da bolsa
Sebastião T.

– Convocatória Parlamentar
Tânia D.

– Alteração dos pressupostos a ser preenchidos para a atribuição das bolsas para uma melhor satisfação do interesse público que se alterou com a evolução das circunstâncias histórico-ambientais, nomeadamente no actual panorama económico.
Sara O.

– A universidade existe para os alunos
– É fundamental a participação mais activa dos estudantes na gestão do estabelecimento de ensino
– Promover entre os estudantes o combate à fraude existente na atribuição dos dinheiros públicos, pois este problema deslocaliza-nos da verdadeira luta que queremos travar.
– Se a educação é um direito constitucional (não sei se é, mas creio que seja), então permitir que alguém por falta de recursos não estude é inconstitucional e, por conseguinte, ilegal.
João P.

– Reavaliação dos critérios de avaliação das bolsas
Cristina B.

– Revisão dos critérios de atribuição das bolsas
– Bolsa e a idade – perceber porque é que os alunos que suspendem a faculdade não se podem candidatar a bolsa.
Iolanda M.

– Fundamental participação mais activa dos estudantes na gestão do estabelecimento de ensino.
– Promover, entre os estudantes, o combate à fraude existente na atribuição dos dinheiros públicos, pois este problema deslocaliza-nos da verdadeira luta que queremos travar
Anónimo

– Independentemente do formato/enquadramento/solução/etc penso ser importante zelar pela proximidade entre o cidadão/estudante e a instituições universitárias: que os recursos, reclamações, etc sejam acessíveis a todos, individual e/ou colectivamente.
Ana A.

– Eu acho que, como é difícil haver democracia directa, neste caso, acho que se devia criar algum partido em que se defendesse estas coisas do ensino superior pois o nosso país funciona por democracia indirecta
António C.

– Assumir que o sistema de ensino tem condições para funcionar, independentemente de receber as propinas dos alunos que não conseguiram a bolsa. É que, assim, estes alunos também têm direito à educação. Justiça não será todos pagarem mas todos terem acesso à educação: os que precisam da bolsa para a pagar, os que têm dinheiro para pagar, e os que não têm dinheiro suficiente mas também não têm bolsa. O órgão educativo tem que funcionar com os recursos que tem, para todos, independentemente de cobrar, em igualdade, a todos.
Anónimo

– Rever processo de atribuição das bolsas
Filipa F.

– O ensino deveria ser gratuito
Pedro V.

– Haver maior representatividade estudantil a nível político
Laura C.

– Verificar os casos de bolsas atribuídas, para não haver documentação falsa
Inês C.

– A educação deve ser um direito
– Deve haver menos preocupação com a questão da formação de toda a população através dos cursos CEF/EFA e RVCC. Muitas vezes as pessoas que os fazem não têm qualquer interesse neles em si mesmos, não passando de dados estatísticos para o Governo.
– Valorizar e educar aqueles que realmente têm vontade de a ter
Ana S.

– O processo para obter bolsa é ridículo – demasiados dados, necessário aplicar um simplex qualquer
– Acabar com as propinas
– Aumentar as residências para estudantes deslocados
Graça C.

– Ensino público gratuito
Guilherme V.

– Deve-se exigir o cumprimento da lei: “Ensino Público, universal, gratuito e de qualidade”
Tota

– Aumento do orçamento dedicado à educação
– Alteração dos critérios de atribuição das bolsas
– Educação gratuita
Helena
Marta

– Mudança nas condições para atribuição das bolsas
– Alteração das etapas de atribuição das mesmas
– Alteração do regime fundacional na não paridade entre docentes e não docentes e na dependência das faculdades a financiamentos externos ao ambiente de produção do conhecimento
Catarina C.

– As pessoas que realmente necessitam devem ter acesso à bolsa
– Os critérios de atribuição de bolsa devem ser revistos
– Criação de núcleos culturais e não praxistas que não fomentem somente a cultura do álcool
Igor G.

– Alteração da lei do financiamento do ensino superior, considerando a situação especial da Universidade Católica
– Limite das propinas no ensino privado apoiado pelo estado
– Exigência da carreira docente – formação e investigação, etc. – no ensino privado (que concorrem com o público em condições desiguais)
– Alteração da legislação no apoio social a estudantes
Luísa F.S.

– Limites (de idade) quanto à entrada na faculdades
– “soluções” para alunos sem capacidades financeiras para continuar ou ingressar no ensino superior
Mariana S.

– Avaliar em que medida a actual Lei de Financiamento do Ensino Superior está de acordo com a Constituição Portuguesa que prevê o direito ao ensino para todos
– Criar uma lei que assegure que o financiamento do Ensino Superior garanta uma acesso igual, para todos os cidadãos, ao ensino superior.
Marisa M.G.

– Revisão dos critérios de avaliação das bolsas de estudo e outros apoios
– O assunto deve ser proposto para legislação com base no acordo de vários partidos
– Que vários outros deputados estejam envolvidos no périplo de contactos pelas faculdades e pelos vários locais
Fernanda R.

– Conhecer melhor a lista de estudantes bolseiros para fortalecer a argumentação
Hugo C.

– O ensino deverá ser gratuito
– Alteração dos critérios da Acção Social Escolar e das bolsas de estudo
Teresa S.

– O direito ao ensino superior.
– O direiro a viver enquanto se estuda, e não se ser escravizado para se poder estudar.
Catarina C.

– aumentar o controlo para perceber quem realmente necessita de bolsa e quem está efectivamente a recebê-la – já ouvi vários casos de distribuição injusta das bolsas.
Vitália

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