Bolsas de estudo estão a ser pagas com atraso de seis meses

Ana Petronilho
02/02/10

Há milhares de alunos do ensino superior que estão à espera de apoio financeiro desde Setembro. Com a crise, alguns estudantes já não conseguem pagar propinas e abandonaram os cursos.

Em Portugal, são dezenas de milhares os estudantes no ensino superior que estão a passar dificuldades, sem alojamento e a tentar pedir créditos em bancos para não abandonar a universidade. As candidaturas para as bolsas foram abertas no mês de Setembro mas o processo de atribuição não é tão rápido e eficaz quanto o desejado para responder às necessidades dos estudantes.

Já passaram quase cinco meses desde o início do ano lectivo e de Norte a Sul do país, as Associações Académicas de vários institutos politécnicos e de universidades e os Serviços de Acção Social (SAS) dizem que há bolsas que ainda não foram pagas. Os alunos mais carenciados estão numa situação de asfixia monetária. As consequências deste atraso, no pagamento aos estudantes, são várias e podem até terminar em abandono escolar.

Segundo os líderes estudantis e os SAS que o Diário Económico contactou, esta situação é provocada pela falta de recursos humanos, pela falta de verbas e pelo excesso de burocracia que faz parte do processo de atribuição das bolsas.

“O pagamento está em atraso desde Setembro, altura em que se iniciaram as actividades lectivas”, diz João Morgado, presidente de Associação de Estudantes da Escola Superior de Educação (AESEC), e “os maiores prejudicados são os alunos do primeiro ano que ainda não receberam qualquer apoio”, sublinha.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: