AAC trouxe “mão cheia de nada”.Governo não vai contribuir paraobras no Estádio Universitário

Escrito por Bruno Vicente

Secretário de Estado rejeitou pedido de ajuda da Associação
Académica de Coimbra, dizendo que não tem nada a ver
com o assunto. Estudantes estão “extremamente desapontados”

Os estudantes da Universidade de Coimbra partiram para a reunião de ontem com o secretário de Estado do Ensino Superior com a esperança de encontrar uma solução para o Estádio Universitário, que necessita urgentemente de obras de requalificação, mas encontraram em Lisboa «uma mão cheia de nada».

Segundo o presidente da Direcção Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC), Miguel Portugal, o Governo rejeitou o pedido de ajuda, alegando que o problema do Estádio Universitário não entra na sua esfera de acção.

«O secretário de Estado disse que não tinha nada a ver com o problema. O Governo acha que a responsabilidade é exclusivamente da Universidade de Coimbra e que não deve intervir porque já canaliza uma verba para a Reitoria agir a nível de infra-estruturas, mas nós achamos que o problema é muito mais vasto do que a esfera universitária», explicou Miguel Portugal ao Diário de Coimbra.

A inflexibilidade do secretário de Estado deixou o dirigente estudantil exaltado. «O Governo não ouviu com atenção nada do que nós dissemos! Saímos da reunião extremamente desapontados, porque o secretário de Estado não mostrou abertura para discutir, esteve sempre de pé atrás, não se comprometeu com nada», afirmou o presidente da DG/AAC.
O Estádio Universitário foi inaugurado em 1963 e, desde aí, nunca foi alvo de obras. A Associação Académica de Coimbra «é quem alberga mais atletas em todo o país», mas está «asfixiada» devido à falta de espaço e condições materiais para a prática desportiva.

A reestruturação do espaço é uma das bandeiras do mandato de Miguel Portugal que, na entrega dos Prémios Salgado Zenha já tinha alertado para a situação. «Todas as desculpas têm servido para atrasar as prometidas obras, desde a falta de dinheiro até à indefinição sobre de quem é a tutela governativa do Estádio Universitário», lamentou.

Inflexibilidade também nas propinas

O financiamento do Ensino Superior foi outro tema que esteve em destaque na reunião com o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, mas também aí terá existido «resistência». «O Governo mostrou-se inflexível para mudar o que quer que seja neste campo, não esteve disposto a ponderar eventuais alterações em temas como as propinas e as prescrições», explicou Miguel Portugal.

De forma mais genérica, o dirigente associativo lamentou «a publicidade do Governo em torno dos contratos de confiança e do aumento de 100 milhões de euros da verba distribuída ao Ensino Superior, quando esse valor é claramente insuficiente e apenas vem repor o orçamento que já existia em 2005». «O secretário de Estado nem conseguiu explicar os termos concretos dos contratos de confiança», concluiu o líder estudantil.

Governo culpa SASUC por atrasos das bolsas

O secretário de Estado do Ensino Superior, Manuel Heitor, responsabilizou ontem os Serviços de Acção Social da Universidade de Coimbra (SASUC) do atraso na entrega das bolsas aos estudantes, garantiu ao Diário de Coimbra o presidente da DG/AAC, Miguel Portugal.

«Confrontámos o Governo com este atraso, mas eles disseram-nos que cumpriram sempre com o combinado, o que nós desconfiamos, e que se havia atraso tinha que ser por causa dos SASUC», explicou o líder estudantil.

Recorde-se que, recentemente, o administrador dos SASUC, Jorge Gouveia Monteiro, garantiu que os atrasos se deviam ao Governo, que insistia em apostar num sistema demasiado burocrático para a transferência das verbas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: