Bolsas em atraso e sem resposta desde Setembro de 2009, no Politécnico do Porto

Projecto Cidade indignado com atraso nas bolsas. Estudantes estão há meio ano à espera de respostas e de bolsas. Aqui se publica o e-mail que recebemos.

“Vem o Secretariado do Projecto Cidade este secretariado manifestar a sua preocupação e o seu protesto porque mais uma vez, aí estão os estudantes bolseiros do IPP a começar um novo semestre sem que lhes tenha sido paga sequer a Bolsa relativa ao mês de Setembro 2009. Todos os anos se repete este calvário, nesta como noutros estabelecimentos de ensino, mas neste (IPP) o atraso é invariavelmente superior e o calvário, maior (bem expresso, aliás, no aviso da página contactos do sítio desses Ilmos. serviços [1]).

Mas alguém de boa mente e em consciência acredita que um estudante bolseiro possa chegar ao fim de um semestre sem ter recebido um cêntimo sem que isso o tenha afectado psicologicamente, desgastado, humilhado até?… para não falar naqueles que nesse ano, ou no seguinte, antecipando o seu calvário, desistem de estudar?…

– Afinal, o que queremos nós destes estudantes?
– Se tivermos em conta que há estabelecimentos de ensino privado com bolseiros e cujos bolseiros já começaram a receber as bolsas, poderemos estar em presença de algo profundamente grave, perverso e (constitucionalmente) subversivo.

Mas se – e mais grave ainda – tivermos em conta que há semanas, no Parlamento, o Primeiro-ministro afirmava, a instâncias do deputado Paulo Portas, que as universidades e institutos já receberam o dinheiro para pagar as bolsas aos estudantes,

a) em que podemos nós, cidadãos, acreditar,
b) em quê e em quem podem estes jovens (alguns apenas pós-adolescentes) acreditar?…

Qual será o paradigma interrogativo destes jovens, será “quem mente?” ou, pior, será “…mas alguém sequer fala verdade?”…?

Não pode este observatório, enquanto tal, mais fazer que apelar quer ao esclarecimento, quer à regularização das situações em atraso, a bem de uma comunidade estudantil respeitada e minimamente feliz.
Que assim seja

O Secretariado do Projecto Cidade”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: