FAP propõe criação de bolsa de apoio para cursos mais dispendiosos

Canal UP

Esta é uma das muitas propostas, enviadas pelas associações académicas nacionais ao Ministério do Ensino Superior, que os estudantes gostariam de ver preconizadas no novo regulamento de atribuição de Bolsas de Estudo. As medidas foram enviadas no seguimento do pedido feito pela tutela, no âmbito das reuniões realizadas com os dirigentes associativos. O Canal UP ouviu as propostas de três associações.

As propostas da Federação Académica do Porto (FAP) e da Associação Académica da Universidade de Lisboa (AAUL) já foram enviadas para o gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES). A Associação Académica de Coimbra (AAC) está ainda a terminar o documento, elaborado em conjunto com os Serviços de Acção Social da Universidade de Coimbra. Mas, em suma, as três associações sabem na perfeição quais as necessidades das suas academias: facilitar os processos e garantir que todos os alunos carenciados têm acesso a uma bolsa de estudos

 O conjunto de propostas entregue à tutela é um contributo. Os dirigentes esperam agora que os pontos focados sejam tidos em conta pelo ministro Mariano Gago. “São três pontos essenciais”, que a FAP apresenta e que, na opinião de Ricardo Morgado, se traduzem em “três mudanças no discurso da federação face a anos anteriores”, garante o presidente. Entre as medidas segue uma proposta nova. “Há cursos muito dispendiosos, como é o caso, por exemplo, de Medicina Dentária. Propomos a criação de uma bolsa de apoio para custear o material desses cursos. Não é uma bolsa suplementar à bolsa de estudos, é um apoio disponível também para alunos não bolseiros”, esclarece o dirigente. “É um problema para o qual há duas soluções”, considera André Caldas, presidente da AAUL: o apoio pode ser dado como um complemento da bolsa ou o material pode ser cedido pelas próprias instituições aos estudantes. “Tem de ser uma prioridade do Governo introduzir esta questão nas alterações”, vinca Ricardo Morgado.

Harmonizar o sistema, para simplifica-lo.

FAP e AAUL acreditam que a existência de uma atribuição plurianual das bolsas seria vantajosa para desburocratizar o sistema. Tal exigiria um maior controlo por parte dos Serviços de Acção Social. Aumentar a capitação é outro dos pontos focados, sublinhando-se a necessidade de aumentar o limite máximo da capitação e introduzindo-se mais escalões intermédios. São medidas pensadas para evitar atrasos na atribuição de bolsas e para que haja uma maior equidade na atribuição.

Novo ano lectivo, novo regulamento É, pelo menos, a esperança dos três dirigentes associativos. Ricardo Morgado, Miguel Portugal e André Caldas acreditam que o Ministério apresentará o novo regulamento de atribuição de bolsas de estudo até ao final do corrente ano lectivo. “A expectativa é que o sistema seja aplicado o mais rapidamente possível”, frisa o presidente da AAC. A opinião é reforçada pelo dirigente da Associação Académica da Universidade de Lisboa que afirma: “mal seria se não estivesse pronto para arrancar no início do ano lectivo”. Ricardo Morgado fecha o leque de opiniões lembrando que os estudantes deveriam ter acesso às bolsas logo em Setembro.

2 Respostas to “FAP propõe criação de bolsa de apoio para cursos mais dispendiosos”

  1. Ricardo Says:

    Eu proponho também que em vez de oferecermos computadores a quem está no ensino mais que básico, pensemos nas reais necessidades de quem está no ensino superior e que precisa desse meio informático para elaboração de trabalhos não em word mas sim em aplicações que terá de usar na sua vida no mercado de trabalho.

    Se não houver meios para oferecer a todos pelo menos que se pensem nos alunos bolseiros que frequentam os cursos da àrea de informática.

    Saudações académicas!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: