Meio milhar de universitários manifestou-se em Lisboa

Diário Digital / Lusa
24 de Março de 2010

Cerca de quinhentos estudantes universitários manifestaram-se hoje em Lisboa, num trajeto entre o Marquês de Pombal e a Assembleia da República, para assinalar o Dia do Estudante como “dia de luta” por melhores condições.

João Lopes, estudante de Ciência Política e Relações Internacionais na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH), disse à agência Lusa que os estudantes exigem do Governo mais dinheiro para o Ensino Superior “subfinanciado” e não estão dispostos a suportar o peso das propinas.

As críticas dos estudantes dirigem-se também à organização dos “órgãos de gestão” das faculdades, das quais “os estudantes são afastados”.

Lamentando que o Governo “não assegure o financiamento adequado” para as instituições de ensino, João Lopes afirmou esperar que “os estudantes sejam tidos em conta”.

A manifestação, organizada pelas associações de estudantes da FCSH e da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, não teve a adesão de algumas das principais associações de alunos do ensino superior.
João Lopes afirmou que, apesar disso, a concentração juntou “grupos informais” de universidades cujas associações não apoiaram a iniciativa.

Sem esperarem ser recebidos no Parlamento, afirmou que pretenderam marcar o Dia do Estudante como “um dia de luta”, aludindo à origem do próprio dia, ligada às lutas académicas dos anos 60.

Depois de se concentrarem na praça central da rotunda do Marquês, os estudantes caminharam em direcção ao Parlamento, segurando faixas em que reclamavam “um ensino com condições”, “mais Ação Social Escolar” e “mais bolsas”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: