Sessões no Porto – das reuniões com a AE ao estudante que se barricou nos Serviços de Acção Social

(fotografias de Pedro Ferreira)

Na passada segunda-feira, dia 22 de Março, o projecto Estudantes por Empréstimo esteve na cidade do Porto, com três apresentações muito animadas.

De manhã, estivemos na esplanda do ISCAP, onde se juntaram algumas dezenas de pessoas e onde tomamos contacto com alguns dos problemas que afectam os estudantes do Politécnico. O confronto, em cena, com os Serviços de Acção Social, com a professora e com os colegas acabou numa reunião com a Associação de Estudantes e com propostas concretas para a luta por melhor acção social.

Na Faculdade de Letras, a sessão foi essencialmente participada por estudantes do mestrado em Sociologia. Além de uma discussão sobre os critérios e as injustiças nos processos de atribuição de bolsas, vários espect-actores quiseram entrar em cena para dialogar com a representante da instituição bancária que, na peça, vende os empréstimos aos estudantes, questionando a legitimidade dos cartões de aluno serem cartões bancários e tentando estabelecer pontes com aquela personagem – uma jovem trabalhadora cuja função é promover os produtos do banco para estudantes. A intervenção junto da acção social também foi ensaiada, com estratégias de confronto, de diálogo e até tentativas desesperadas de suborno e de barricada nos Serviços de Acção Social, numa das cenas mais hilariantes das várias sessões que temos tido. Dezenas de sugestões de mudança legislativa foram deixadas por quem participou na sessão.

Na Escola Superior de Educação do Porto, cerca de 80 pessoas participaram no teatro-fórum, ensaiando estratégias de confronto e de organização colectiva para responder aos problemas apresentados pela peça. Os testemunhos de estudantes Erasmus de outros países e de professores também se fizeram ouvir, numa sessão que contou com o apoio da Escola e de vários professores na sua organização.

Os comentários sobre a peça e o projecto, as sugestões recolhidas nestas três apresentações e mais fotografias irão sendo colocadas neste blog ao longo da semana.
Estudantes por Empréstimo retomará agora em Abril, em Évora, Coimbra, Viseu, Lisboa, Guarda e Viana do Castelo

Mantenham-se atentos ao blog. No dia 3 de Maio, encontramo-nos em Lisboa, para a sessão final.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: