Estudantes da U.Madeira chumbam serviços de Acção Social

2010-03-26
Canal UP

A conclusão sai de um inquérito realizado pela Associação Académica da Universidade da Madeira. O intuito é poder fazer uma análise dos serviços prestados pela instituição, partindo da opinião dos alunos.

Quase 61% dos estudantes da Universidade da Madeira recorreu a uma bolsa. Destes, mais de 63% considera que o tempo de espera é “péssimo”. Na análise dos Serviços de Acção Social da Universidade da Madeira, somente 23% dos estudantes afirma que a entrevista feita pelos serviços é “satisfatória”. Apenas 34% afirma que os Serviços de Acção Social são, em geral, positivos.

Na lista de serviços examinados pela Associação Académica da Universidade da Madeira, o ‘primeiro lugar’ vai para o atendimento da secretaria da AAUMa, com nota positiva dada por 78% dos inquiridos.

Num outro aspecto do inquérito feito pela associação, foram examinadas as condições proporcionadas em determinados espaços da universidade: bar, cantina, biblioteca, reprografia, salas de aula e anfiteatros e laboratórios pedagógicos.

Desta lista, o destaque vai para a biblioteca, que, do ponto de vista dos alunos, apresenta as melhores condições. Em contrapartida, cerca de 65% dos estudantes julga que os laboratórios não são satisfatórios.

Quanto às questões relacionadas com as disciplinas, os pontos “horário das aulas”, “duração das aulas”, “divulgação dos horários” e “correcção das avaliações” recebem uma boa avaliação. Ainda 41% ressalva que a Unidade de Assuntos Académicos deveria funcionar até às 18 horas, especialmente para os trabalhadores-estudantes.

O trabalho dos docentes não foi descurado nesta avaliação. De entre os estudantes inquiridos, 65% afirma que nem todos os professores respeitam o período máximo de 10 dias úteis (previsto no Regulamento de Avaliação da Aprendizagem dos Alunos) para lançar a pauta definitiva com a avaliação do período lectivo.

As conclusões obtidas vão ser usadas pela associação para corrigir aspectos negativos.

O inquérito foi realizado durante o primeiro semestre de aulas, através da Internet. As questões são periodicamente colocadas aos estudantes por parte da associação académica. Este estudo contou com a participação na sua maioria de alunos do 1º ciclo de estudo, mas ainda por estudantes do 2º e 3º ciclos e trabalhadores-estudante.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: