Sugestões recolhidas na ESE de Coimbra

 

 
 
 
 Depois de várias sessões, publicamos hoje as sugestões deixadas em Coimbra, no final da apresentação dos Estudantes por Empréstimo que teve lugar no passado dia 12 de Abril, na ESEC. Aqui ficam as ideias sobre o que devia mudar.

 

Implementação de um rácio de funcionários para os alunos de cada instituição, para obrigar a haver funcionários suficientes para acelerar os processos.
Manuel A.

 
Haver mais humanidade por parte das entidades superiores.
Ana C.

Deveriam ser alteradas as atribuições de bolsas, de modo a serem justas e apropriadas a cada caso concreto. Para isso, deveriam existir mais assistentes competentes em acção, para que os prazos de atribuição de bolsas de estudo sejam cumpridos.
Deveriam ainda ser analisados os lugares/vagas para as residências, pois muitos dos quartos têm nome e não são ocupados tirando o lugar a pessoas que necessitam verdadeiramente.
Vítor R.

Quando em 2009 houve a luta dos estudantes devido ao pagamento de propinas que até aí tinham um valor simbólico, perdeu-se uma oportunidade histórica. A luta não foi bem orientada e em vez de se procurar uma solução de compromisso, limitámo-nos à reivindicação. Inicialmente o ensino era gratuito ou com propina simbólica, e depois conforme o desempenho académico vão havendo agravantes, passando esses alunos a pagar. É um dos problemas da luta estudantil que é a falta de boas propostas que possam realmente melhorar as coisas.
Henrique M.

 

Mais funcionários para ver as coisas com olhos de ver.
Analisar melhor os casos porque há muitos entraves desnecessários.
Inês S.

 

Está na hora do nosso país pensar nos estudantes.
Ao longo dos anos o valor das propinas tem aumentado e daí as candidaturas à bolsa de estudos, contudo, a maior parte destes alunos vê as suas bolsas recusadas sendo obrigados a passar por dificuldades absurdas. Nós enquanto futuro do nosso país, não nos podemos conformar. Chegou um ponto onde apenas manifestações não chegam, queremos as nossas propostas na assembleia da república.
Queremos um ensino mais justo! Que tal reduzir o salário dos professores? Que tal diminuir o valor absurdo das propinas? Chega que apenas os privilegiados tenham direitos! E que este ciclo de injustiça prevaleça.
Andreia A.

Pelas circunstâncias da vida nunca precisei de bolsa, mas sei que o modo como os serviços (sociais, académicos, …) nos atendem não é de todo eficiente e de qualidade.
O problema (bem, um dos) é a falta de organização do núcleo/instituição, falta de formação do pessoal (a nível de atendimento, a nível de conhecimento das matérias/procedimentos) das quais essas entidades são responsáveis.
Isa C.

Arranjar meios para angariar fundos para ajudar as pessoas que precisam desse dinheiro para poder estudar.
Manifestações para fazerem ver que nós nos preocupamos, e que algo precisa ser feito para que as coisas mudem.
Larissa P.

Muito honestamente não tenho conhecimento geral sobre as leis que envolvem os problemas expostos. A manifestação foi feita, cederam um bocado, no entanto acho que não foi suficiente. Devia ser escritas cartas, caso não funcionassem deveríamos partir para manifestações contínuas. Outra opção seria elegerem alunos de cada faculdade de cada ponto do país, com o objectivo de se apresentarem no parlamento, exporem os problemas (perguntas e respostas) de modo a que fique assente/gravado, pois quem está no terreno é que sabe o que se passa.
Outro ponto é a distribuição de informação sobre como algumas instituições funcionam (não sei até que ponto isto é exposto), mas ajudava a te ruma visão mais ampla das hipóteses disponíveis.
Não há leis perfeitas!
É importante fazer com que as leis existentes sejam cumpridas e fiscalizadas para que o seu efeito seja pleno.
Ana M.

Menos burocracia.
Luis M.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: