Bolseiros da UBI perdem apoios

Jornal do Fundão, 23 de Junho 2010

Em causa um novo decreto-lei que altera as regras de calculo das bolsas para os estudantes universitários. A medida apanhou de surpresa toda a comunidade académica e no caso da UBI, poderá afectar ainda mais a vida de muitos dos estudantes estrangeiros e que não residem na região.

60% da população universitária da Covilhã tem raízes fora da região, muitos desses estudantes que recebem bolsa poderão ver esse apoio condicionado pelas novas regras de cálculo dos apoios sociais. Na UBI 30% dos bolseiros estão no último escalão de apoios sociais e com a introdução dos novos mecanismos de apoio, esses universitários deverão perder essa ajuda financeira. Quem o diz é o presidente da comissão de gestão da AAUBI. Rui Garcia, explicou à Rádio JF que o decreto lei de 16 de Maio “prejudica as famílias mono parentais e caso haja uma família com dois filhos na universidade, a bolsa do primeiro dependente será considerada como um rendimento a ter em conta no cálculo da segunda bolsa a atribuir ao segundo dependente”.

O presidente da comissão de gestão da UBI anunciou que as associações académicas de todo o país querem reunir com o presidente da comissão parlamentar de educação e solicitar uma reunião ao Provedor de Justiça, pois consideram que “houve várias situações legislativas que não foram cumpridas, designadamente as associações académicas que não foram ouvidas sobre o assunto”, esclarece Rui Garcia.

Confrontado com as implicações práticas da nova legislação o responsável pela academia ubiana, fala “num contexto de violência social, jamais vivido”.

Por: Dulce Gabriel

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: