Cortes nas bolsas de estudo contestados hoje no Parlamento

 

Deputados do Bloco e estudantes reúnem com responsável dos SASUP

Diário de Notícias, 14 de Julho 2010

Bloco quer um regulamento que proteja os estudantes pobres dos cortes nos apoios do Estado

Francisco Louçã afirmou ontem no Porto que o Bloco de Esquerda vai tentar “impor” hoje na Assembleia da República um regulamento que proteja os estudantes pobres dos cortes nas bolsas de estudo decididos pelo Governo.

“O BE vai discutir com o ministro Mariano Gago amanhã [hoje] no Parlamento, para procurarmos impor um regulamento e uma mudança que permita proteger os estudantes mais pobres”, disse à Lusa Francisco Louçã, no final da reunião com o administrador dos Serviços de Acção Social da Universidade do Porto, João Carvalho.

O líder do BE considerou a atribuição de bolsas de estudo “uma decisão estratégica”, porque, em sua opinião, “o país perde se estes estudantes ficarem de fora e ganha se puderem fazer os seus cursos”.

Louçã realçou que, “com esta lei, há cerca de 20 mil estudantes pobres que são excluídos da bolsa”. “A maioria recebia uma bolsa de 100 euros por mês, 10 meses por ano, que lhes permitia pagar as propinas e não ter sequer um tostão mais”, recordou. O dirigente sublinhou que, pelas contas da Universidade do Porto, “os que ainda ficam têm o valor da bolsa muito reduzido, cerca de 60%”.

“Isto conduz a um situação que já era grave antes. Há um estudo da Universidade de Lisboa que diz que cerca de um terço dos estudantes pobres teve de sair dos estudos universitários”, salientou.

Acrescentou que, com os cortes nas bolsas de estudo, o Governo está a promover um “apartheid social”. “Se isto continuar, então teremos mais estudantes pobres excluídos do ensino”, frisou.

O líder criticou também o que classificou como uma “confusão burocrática” criada pelo Governo, ao legislar sem regulamentar os novos critérios de acesso às bolsas.

Segundo Francisco Louçã, “as bolsas só serão pagas em finais de Dezembro”, quando o ano lectivo começa em Setembro

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: