Jaime Gama recebe Petição pela Igualdade no Ensino Superior

Os impulsionadores da Petição pela Igualdade no Ensino Superior vão ser recebidos amanhã, 22, pelas 11 horas, pelo Presidente da Assembleia da República (AR), Jaime Gama. A petição, que já tem mais de 4000 assinaturas, terá que ser discutida em Parlamento

jornal A Cabra, quarta, 21 de Julho de 2010

A luta pela igualdade no Ensino Superior surge, agora, em forma de petição, após a exigência de um novo regulamento de bolsas e uma nova política de financiamento por parte de milhares de estudantes. A Petição pela Igualdade no Ensino Superior vai ser entregue amanhã, 22, ao presidente da AR, Jaime Gama.

Os organizadores da Petição pela Igualdade no Ensino Superior têm tido reuniões constantes com a Comissão da Educação e Ciência. No entanto, “o senhor ministro Mariano Gago [ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior] não nos tem dado respostas e esperamos que, ao criar um foco de discussão pública, ele se digne a responder aos estudantes e ao país”, acerca do futuro da acção social, protesta João Morgado, um dos promotores da petição.

O grande objectivo desta petição prende-se com o desejo de “fomentar novamente a opinião pública em relação a este assunto”, refere João Morgado, que será um dos responsáveis por entregar a petição na AR. “Pretendemos que a petição seja discutida em Parlamento e que faça parte da agenda dos deputados”, acrescenta.

Com o intuito de exigir um novo regulamento de bolsas e uma nova política de financiamento do Ensino Superior e “para evitar que, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei 70/2010, muitos estudantes percam a bolsa de acção social”, os peticionários assumem-se com “esperança de que a petição sensibilize os partidos políticos”, sustenta Nuno Moniz, outro dos peticionários.

A petição reivindica ainda a igualdade e o fim do sigilo bancário, “para que haja transparência na atribuição de bolsas e para que o Estado possa usar os 30 mil milhões de euros que todos os anos não pagam impostos para financiar a educação”, adianta Nuno Moniz.

A ideia de fazer uma petição surgiu de um projecto chamado Estudantes Por Empréstimo que, a 3 de Maio, reuniu na Sala do Senado, para uma sessão final.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: