Olivar Bendelak em Portugal

Os Estudantes por Empréstimo e o GAIAC trazem a Portugal o responsável pelo Teatro Legislativo do Centro de Teatro do Oprimido do Rio de Janeiro e um dos fundadores desta metodologia.

Olivar é desde 2000 o responsável pelo Teatro Legislativo no CTO-Rio. Curinga do Centro de Teatro do Oprimido do Rio de Janeiro, trabalhou activamente com Augusto Boal desde a década de 1990, tendo sido um dos elementos da equipa do mandato de Augusto Boal, quando este foi eleito para a Assembleia dos Vereadores, no Rio de Janeiro.

Olivar vem a Portugal e dará um workshop no Porto, nos dias 29, 30 e 31 de Outubro 2010.
Mais informações em estetica.do.oprimido@gmail.com

Olivar Bendelak
é curinga do Centro de Teatro do Oprimido do Rio de Janeiro e um dos seus responsáveis, fazendo parte da sua equipa e elenco. Trabalhou activamente com Augusto Boal desde a década de 1990. Encenou vários grupos populares de Teatro do Oprimido: Grupo CORPO EnCENA, da comunidade da Pedreira em Costa Barros, que originou a primeira lei estadual do Teatro Legislativo; Grupo Marias do Brasil, em parceria com a Curinga Claudete Felix, formado por trabalhadoras domésticas que na luta pelos direitos da categoria fez apresentação no Congresso Nacional em Brasília. Foi um dos elementos da equipa do mandato de Augusto Boal, quando este foi eleito para a Assembleia dos Vereadores, no Rio de Janeiro. Olivar é desde 2000 o responsável pelo Teatro Legislativo no CTO-Rio.

Estética do Oprimido
é a mais recente pesquisa desenvolvida por Boal e a equipe do Centro de Teatro do Oprimido, é a seiva que alimenta a Árvore, desde as raízes passando pelo tronco, atravessando galhos e folhas. A Estética do Oprimido tem por fundamento a crença de que somos todos melhores do que supomos ser, e capazes de fazer mais do que aquilo que efetivamente realizamos: todo ser humano é expansivo. Trata-se do fundamento teórico e prático do Método do Teatro do Oprimido: através de meios estéticos – que proporcionam a descoberta das possibilidades produtivas e criativas, e da capacidade de representar a realidade produzindo Palavra, Som e Imagem – promover a sinestesia artística que impulsiona o autoconhecimento, a auto-estima e a autoconfiança; e o diálogo propositivo que estimula a transformação da realidade.”
Bárbara Santos

Informações úteis

Duração: 18 horas

Datas e horários:
29 de Outubro, das 19h 30 às 21h30
30 e 31 de Outubro, das 10h às 20h

Local: ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, no Porto. Rua Alegria 503

Preços: Geral – 90 euros :: Estudantes e Desempregados – 50 euros

Inscrições: estetica.do.oprimido@gmail.com

Pagamento:Transferência bancária para o seguinte NIB:
GAIAC GRUPO A I ARTISTICO CULTURAL
0035 0281 00008303830 35

Mais informações: estetica.do.oprimido@gmail.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: