Cabo Verde: Governo vai amnistiar reembolsos de bolsas de estudo

Jornal Digital
2010-10-08


Praia – O governo de Cabo Verde vai perdoar as dívidas contraídas pelos alunos cabo-verdianos, através de bolsas-empréstimo, para a realização de estudos no estrangeiro, nos anos 90.

A promessa foi anunciada pelo primeiro-ministro José Maria Neves, assegurando que o seu Governo já está a trabalhar para amnistiar todos aqueles que fizerem empréstimos no quadro do fundo criado pelo Estado em 1993. «Nunca funcionaram os tais empréstimos reembolsáveis», disse o chefe do Governo.

O acesso a essas bolsas de estudo, era feito mediante um contrato assinado entre os alunos e o Estado, onde os estudantes assumiam reembolsar o montante recebido, no âmbito do programa de formação em países terceiros.

Este programa, criado em 1992, estabelecia inicialmente que as bolsas deveriam ser reembolsadas a 100 por cento, com acréscimo de juros, num período de dez anos. Entretanto, em 1997 houve algumas mudanças no sistema e em vez do reembolso a 100 por cento, o Estado passou a reclamar apenas 70 por cento do valor, sem juros e concedeu um período de 15 anos para o pagamento integral do montante em dívida.

Para além do anúncio do perdão da dívida, o Governo pretende criar, através do orçamento do Estado, um fundo para apoiar os jovens mais carenciados e permitir que os que têm menos posses tenham acesso a uma formação superior.

O Governo está também a negociar com os diferentes bancos as condições para que os jovens que pretendem fazer empréstimos para prosseguir os estudos possam fazê-lo em condições mais favoráveis.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: