Universidades já perderam 18% dos alunos este ano

Diário Económico

10 de Fevereiro 2011

Só nos primeiros quatro meses deste ano lectivo mais estudantes já saíram do Ensino Superior do que no total do ano anterior. Falta de bolsa é uma das razões.

No primeiro semestre deste ano lectivo – de Outubro de 2010 a Janeiro de 2011 – já desistiram do Ensino Superior mais alunos do que durante todo o ano passado. As desistências face ao ano anterior já cresceram, pelo menos, 18%, numa altura em que o país enfrenta uma crise económica e em que o novo regime de bolsas excluiu milhares de alunos. Nas sete universidades e politécnicos contactados pelo Diário Económico, os números são claros: 1.776 alunos abandonaram a universidade, contra os 1.510 do ano lectivo 2009/2010 – mais 266. Estes números revelam que entre Outubro e Janeiro 20 alunos abandonaram por dia a universidade, sendo a do Minho aquela que regista mais cancelamentos.

O número de desistências este ano é ainda maior que os 1.776 porque na Universidade do Algarve já cancelaram 227 e no Instituto Politécnico do Porto 330 – o que totaliza 2.333 – mas estes dois valores não são contabilizados na comparação com 2009/2010 porque as instituições não disponibilizaram dados referentes ao anterior ano lectivo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: