Sugestões de mudança legislativa – Escola Secundária Valbom

– Baixar o preço das propinas
– Ter uma equipa constituída por assistentes sociais e psicólogos em cada escola/ faculdade para avaliar a situação económica/ familiar dos alunos para a atribuição das bolsas;
– Deviam atribuir as bolsas de acordo com o estatuto de cada aluno;
– Menos tempo de espera pelas bolsas escolares;
O ensino deveria ser gratuito e os estudantes deveriam ter um vencimento para estudar, mas como não é deixamos todas as outras sugestões acima escritas.
Susana Vieira
Marta Giesta
Liliana Pereira

– Rever os critérios;
– Recorrer a outras ajudas sem ser empréstimos;
– Concluir o curso superior no pós-laboral para poder arranjar um part-time
– Mais manifestações, ameaças.
No meu ponto de vista deveríamos lutar contra (pelo) o fim das propinas, pois existem estudantes sem possibilidades que com o pagamento das propinas se torna impossibilitado de seguir uma carreira Universitária.
Lúcia Gonçalves

– Estatuto do aluno;
– O aluno ter mais direitos;
– Não retirarem as bolsas a quem necessita;
– Renovação e destacamento dos membros da assembleia do governo.
Maria Santos

– Analisar cada caso individualmente para ver quem merece bolsa;
– Melhorara a relação professor-aluno;
– Melhorar a rapidez da informação sobre as bolsas atribuídas e outros problemas da educação.
Sónia Cunha
Ana Bandeira
Ana Isabel
Jessica Cunha
Mariana Oliveira
Patrícia Dengocho
Marta Simaria

– Baixar o custo das propinas.
Daniela Nevo

– Baixar o preço das propinas.
Ricardo Ribeiro

– Baixar o preço das propinas.
Soraia Soares

– Deve-se tomar medidas em sentido transformámos gradualmente o ensino gratuito;
– Deve-se diminuir o custo das propinas e não dificultar o acesso às bolsas;
– Numa má situação económica não se deve dificultar o acesso ao ensino superior pois isso resultaria em menos pessoas formadas a médio prazo e um país com menos qualificação humana;
– O que se deve fazer é inverter a pirâmide do investimento social de maneira a tornar o estado eficaz.
Fábio Pascoal

– Estatuto do aluno;
– Revisão dos critérios de avaliação;
– Maiores oportunidades para os alunos;
– Maior acessibilidade às escolas e com mais condições.
Andreia Ferreira

– As propinas serem adequadas a cada aluno;
– Porque não basta duas pessoas numa família de quatro pessoas trabalharem (pai, mãe, porque eles não se dão ao trabalho de conhecerem bem a vida dos alunos, custo de vida etc) como disse acho que as propinas deveriam ser adequadas a cada um, 1 aluno = 1 propina diferente, não necessariamente propinas mais baratas para todos.
Diogo Coelho

– O custo das propinas;
– Maior aderência às bolsas
Ana Pinto

– O que pode mudar é principalmente a gestão do país. Se querem que o pais desenvolva tem de contribuir para tal e encontrar solução para que os alunos possam estudar o que querem.
Inês Santos

– A atribuição das bolsas deveria ser consoante as possibilidades de cada aluno, de forma a ser cumprido o direito que todos tem à educação.
Alexandre Lopes

– Diminuição do numero de propinas;
– Maior apoio do estado com especial atenção a estudantes com rendimento mínimo e com pais residentes noutras cidades.
Catarina Aleixo
Carla Ferreira

REVOLUÇÃO
Ana Santos
Barbara Pereira
Juliana Gonçalves

– Com uma sociedade destas, o caminho é o abismo. O fim está próximo.
Pedro Torres

– As leis para se adquirir a bolsa estão mal empregues.
– Deve-se mudar isso.
Ana Fula

– Deve Haver cedência por parte do governo.
Filipa Ferreira

– A lei, fazendo protestos.
Ana Oliveira

– As bolsas só devem ser atribuídas a estudantes com muito bom aproveitamento e sem possibilidades económicas para fazer os seus estudos. É necessário um crontolo rigoroso destes dois critérios para evitar as fraudes;
– É necessário também e importante que seja solicitado aos estudantes algum contributo cívico (por exemplo nas férias) para que não seja só receber mas também tomarem consciência que é necessário dar.
Bruna Silva
Catarina Santos
Branca Moreira

– Acesso mais controlado e justo às bolsas;
– Maior compreensão e controlo dos direitos dos alunos;
– Diferenciação do valor das propinas consoante os rendimentos dos alunos.
Pedro Santos

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