Cortes nas bolsas do ensino superior atingem até 90% dos alunos

Diário Económico
2 de Março 2011

 

Na Universidade do Porto 92% dos alunos sofreram cortes e no Algarve, o valor médio das bolsas caiu 990 euros.

A grande maioria dos estudantes bolseiros de ensino superior viram o valor da sua bolsa encolher no ano lectivo de 2010/2011. A Universidade do Porto foi, entre as onze instituições contactadas pelo Diário Económico, a mais afectada pelos cortes. Dos 660 bolseiros da universidade, cerca de 92%viram o valor médio deste apoio social diminuir em 320 euros anuais e apenas 8% conseguiram uma bolsa mais elevada – o valor médio da bolsa ascende a 1.800 euros anuais.

Mas foi na Universidade do Algarve que o valor médio das bolsas mais desceu, tendo o corte chegado aos 990 euros anuais. No passado ano lectivo, a média da bolsa rondava os 2.350 euros e este ano lectivo é de 1.360 euros, por ano. Já a Universidade de Aveiro terá sido a instituição com a percentagem de alunos bolseiros menos afectados com estes cortes, ainda que tenha chegado aos 50%. Nesta instituição, o valor médio da bolsa diminuiu 640 euros anuais.

Etiquetas: , , , ,

Uma resposta to “Cortes nas bolsas do ensino superior atingem até 90% dos alunos”

  1. mariacaridade Says:

    É lamentável o novo regime de atribuição de bolsas. Na prática traduz-se no seguinte e relativamente aos SASUP do Porto: tenho um rendimento de cerca de 1.100,00 euros mensais. Tenho uma filha no ensino superior da UP e eu frequento a UP, significa 2,00 euros anuais de bolsa. Tenho uma segunda filha no ensino secundário.
    Hoje depois de ter recorrido da decisão fui confrontada com o email da decisão dos SASUP que me diz grosso modo que: eu posso viver com o IAS de 420,00 euros mensais, que a minha primeira filha vive com 0.7 desse valor e a minha filha mais nova sobrevive mensalmente com 0.5 do IAS, i.e., 210,00 euros, e por isso pq pensam que as pessoas vivem sem mais despesas NÃO TENHO DIREITO A BOLSA. Viva portugal e o seu sistema de apoio a estudantes.

Deixe uma Resposta

