Protesto contra novo regime de bolsas de estudo

Jornal de Notícias, 21 de Março de 2011

As associações académicas e de estudantes da Universidade de Lisboa vão realizar várias acções de protesto na quinta-feira, na Cidade Universitária, contra o processo de atribuição de bolsas de estudo, exigindo a revisão do novo regime.

Há estudantes que estão com muitas dificuldades e são obrigados a voltar para casa, nomeadamente os deslocados, segundo o porta-voz do protesto, Gonçalo Carrilho. Por outro lado, também os estudantes estrangeiros vêem a sua frequência no Ensino Superior posta em causa, ao não ser-lhes atribuída qualquer bolsa.

“Verifica-se na Universidade de Lisboa um abaixamento de cerca de 70% das bolsas de estudo, bem como uma percentagem de cerca de 48% de candidaturas rejeitadas”, adiantam as associações, que prevêem que a situação se vá agravar significativamente no próximo ano lectivo, uma vez que muitos dos estudantes agora bolseiros – em regime transitório – vão perder o direito a esse benefício social.

Para resolver estes problemas, os estudantes defendem que cada membro do agregado familiar deve contar como um na fórmula de capitação e que devem ser tirados em conta os rendimentos líquidos, em vez de ilíquidos. “Deve o Governo legislar neste sentido, o mais rapidamente possível, de forma a salvaguardar o processo de atribuição de bolsas no próximo ano lectivo”, defendem as associações.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: