Universitários na rua contra regime das bolsas

Jornal de Notícias, 25 de Março de 2011

Alunos do Ensino Superior saíram à rua, esta quinta-feira, Dia do Estudante, em diversos protestos contra o regime de atribuição das bolsas de estudo.

 
Dezenas de estudantes afectos ao Conselho de Repúblicas de Coimbra encerram, esta quinta-feira, a cadeado a Porta Férrea, principal entrada da universidade. Sob alguma chuva, várias tendas estão montadas à frente da Porta Férrea, na Alta de Coimbra, desde o início da manhã.

 
A iniciativa foi decidida à revelia da Assembleia Magna da Academia, que decretou o boicote às aulas, liderado pela Associação Académica de Coimbra (AAC).

 
Em Lisboa, cerca de meia centena de estudantes encerrou a Faculdade de Direito e mantém-se em frente do edifício, chamando a atenção para as dificuldades provocadas pela alteração do regime de bolsas.

 
Com a fachada coberta por duas enormes faixas negras, em que se lê “Se o Governo fecha para uns, nós fechamos para todos”, a Faculdade de Direito está encerrada e ninguém entra, como disse à agência Lusa o presidente da Associação Académica desta universidade.

 
Em Faro, 40 alunos da Universidade do Algarve (UAlg) expuseram frente ao Governo Civil de Faro cinco painéis com reivindicações, a que chamaram “Muro das Lamentações”, e entregaram naquele organismo um cheque fictício de 569 mil euros, simbolizando o corte nas bolsas de estudo.

 
O protesto dos alunos do Ensino Básico e Secundário contra as políticas do governo, no Dia do Estudante, é pouco significativo nas escolas, com as aulas a decorrerem normalmente.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: